No dia dos mestres do ano passado (2019), fiz uma publicação no nosso Instagram contando um pouco da minha história como Game Designer e como Professor. Viajando na minha cabeça, como é de hábito, identifiquei um padrão de romance na história da relação entre essas minhas duas profissões e decidi embarcar na tal viagem.

Dediquei, assim, boa parte da publicação para compor essa parábola. O resultado ficou tão legal, que decidi aceitar a sugestão do amigo e colega de profissão, Prof. Ricardo R. Nunes, e registrar o tal texto em um dos artigos deste blog. Portanto, segue baseada em fatos reais, “A história de amor dos recém-casados Educação e Game Design” (com alguns upgrades):

Você tem visto aqui e no blog que Game Design e Educação têm tudo a ver. São como macho e fêmea da mesma espécie, que nasceram um para o outro, mas que foram criados separados e de formas diferentes.

Embora sejam da mesma espécie, isto é, tenham a mesma natureza, eles desenvolveram comportamentos e traços de personalidade distintos por influência dos ambientes em que cresceram.

O Game Design foi criado solto como um bicho do mato, tornando-se um adolescente divertido, mas irresponsável. A Educação, criada em casa, cresceu responsável, porém chata.

Quando eles se encontraram no século passado, intuíram que foram feitos um para o outro, tentaram se entender, mas eram muito diferentes e ainda não estavam maduros o suficiente para passarem por cima de seus egos.

Mas, no início deste século, já mais maduros, se reaproximaram e, tendo a certeza de que deveriam permanecer juntos, passaram por cima do orgulho para se conhecerem e se entenderem melhor.

Com maturidade, ambos buscaram aprender um com o outro, tornando-se individualmente melhores: a Educação tornou-se menos chata e o Game Design, mais responsável. E dessa união nasceram a Gamificação e muito do que sou.

Se você quiser ler o post original para saber um pouco mais da minha trajetória no Game Design, na Educação e na Gamificação aqui está o link para ele. Até a próxima!

 

Leandro Costa

Author Leandro Costa

More posts by Leandro Costa

Leave a Reply

EN PT